Atendimento odontológico em grávidas

gravida farco

Você sabia ...

… Que o melhor período, durante a gravidez, para se tratar os dentes é entre o 4o e o 6o mês?

… Que existe uma ligação entre a gengivite durante a gravidez e a perda prematura do feto, ou o parto prematuro, e que os bebês podem nascer com o peso abaixo do normal?

… Que os maiores riscos estão no primeiro trimestre de gravidez?

… Que a prevenção dos problemas dentários começa na vida intra-uterina, através de uma boa orientação da mãe em relação à dieta e à amamentação, por exemplo?

… Que a mulher grávida pode ser anestesiada e que existem anestésicos locais adequados para elas?

… Que em mulheres grávidas não se deve utilizar anestésicos locais a base de Prilocaína para não causar metemoglobinemia no feto?

… Que durante o atendimento odontológico a mulheres grávidas deve-se evitar o estresse e por isso é melhor que a paciente seja anestesiada?

… Que o anestésico local pode conter um vasoconstritor a base de adrenalina, na concentração de 1:200.000 ?  E que é preferível o uso de anestésico local com vasoconstritor, pois assim a anestesia  é mais profunda e dura por mais tempo, e portanto, causa menos estresse à paciente?

… Que o vasoconstritor fenilefrina está contraindicado para mulheres grávidas por causar contração uterina?

… Que em mulheres grávidas não se deve usar tranquilizantes,  ansiolíticos e miorrelaxantes?

… Que em grávidas não se recomenda o uso de anti-inflamatórios?

… Que o analgésico  normalmente recomendado para grávidas é o Paracetamol ?

… Que os antibióticos recomendados para grávidas são escolhidos conforme a microbiota existente no local de infecção, mas alguns estão contra-indicados, como a Tetraciclina, por exemplo? E que geralmente a Penicilina e a Cefalosporina são os antibióticos de primeira escolha?

5/5 - (1 vote)