Project Description

A reabilitação oral é acompanhada de um bom planejamento terapêutico, envolve as várias áreas da odontologia, visando recuperar  a saúde bucal do paciente, quando esta se encontra comprometida.

A grande finalidade da reabilitação oral é reestabelecer a função (mastigação, fonação e posicionamento correto dos maxilares), a estética (beleza)  e a saúde  dos tecidos orais. Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na relação maxilo-mandibular (maxila versus mandíbula), que podem se transformar  em alterações maiores e mais complexas no futuro.

A reabilitação oral exige um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, dentística (restaurações), estética, e muitas vezes, ortodontia

Para realizar esse procedimento o primeiro passo é agendar uma avaliação no dentista  que irá  realizar um bom exame clínico e anamnese, solicitar uma radiografia panorâmica e fazer um molde para avaliar o estado da boca e dos dentes. Em seguida, os moldes de gesso são colocados em um articulador. Articulador é um aparelho que simula o posicionamento e a relação das  arcadas dentárias  do paciente. O articulador é capaz de reproduzir os movimentos naturais durante a mastigação. Esse é um passo muito importante no planejamento do tratamento odontológico, pois simula o que realmente acontece na mastigação daquele paciente. O processo procura reconstituir a engrenagem anatômica dos dentes, a partir dos movimentos de mastigação para recriar a função e estética  correta dos dentes, com um sorriso bonito e funcional.

A Radiografia Panorâmica Digital permite observar as condições orais gerais

A partir da avaliação clínica, radiográfica e dos modelos de estudo montados em articulador, o cirurgião dentista irá elaborar o plano de tratamento. O plano de tratamento descreve todas as fases da reabilitação oral.   Em cada fase do tratamento serão descritos os exames e procedimentos necessários. A duração do processo pode variar entre semanas a meses, dependendo do grau do problema.

Palavras-chave: reabilitação oral, dentes, dentista, avaliação, boca, boa saúde, dentição, exames, paciente, mastigação, estética