Project Description

Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo parcial ou total. É a fase cirúrgica das reabilitações protéticas, que podem ser suportadas ou retidas por implantes dentários e dentes naturais.

Os implantes são raízes artificiais instaladas no osso mandibular ou maxilar. Sua localização deve ser bem planejada, geralmente são colocados nas áreas onde o indivíduo perdeu o dente,  desde que possua altura e largura de osso suficiente. Eles são fixos, estáveis e permanentes.

Um parafuso de titânio é colocado cirurgicamente em substituição à raiz perdida. Requer um bom planejamento da sua inserção. Só deve ser indicado quando o paciente  estiver com um bom  estado de saúde geral e apresentar condições locais são favoráveis, como osso suficiente em altura e largura. Nesses casos pode-se planejar realização da cirurgia.

Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de desenvolver qualidade de vida  e reinserção social ao paciente desdentado.

Vantagens:

  • O implante dental é fixo.
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes.
  • O implante paralisa a atrofia do osso após a perda de um dente.

Carga imediata em implantes dentários:

Hoje é possível, em casos selecionados, que o paciente desdentado  seja reabilitado em umas sessão com dentes sobre implantes. Esta tecnologia, conhecida como carga imediata, proporciona uma satisfação aos pacientes, devido aos rápidos resultados.

Os implantes com carga imediata podem ser utilizados nos seguintes casos:

  • Arcada total sem dentes (substituição de dentadura por dentes fixos)
  • Arcada completa com alguns ou poucos dentes ( normalmente dentes ou raízes com doença periondontal ou raízes fraturadas que serão retirados).
  • Ausência de dentes unitários ou individuais.

A carga imediata é um procedimento que visa a instalação de uma prótese provisória inicialmente ( em casos da perda de um ou mais dentes) e a instalação da prótese definitiva se dá em no máximo em sete dias após a cirurgia. Nos casos dos pacientes com ausências totais de dentes, o protocolo definitivo (dentes imediatos) pode ser instalado no mesmo dia da cirurgia.